O Benchmarking na Engenharia e Análise do Valor
O contínuo processo de aprendizagem de uma organização a capacita transformar informações em conhecimento. E este, quando devidamente aplicado às estratégias de negócios, gera grande potencial às suas vantagens competitivas.
E, um dos processos que mais contribui para esta evolução é o benchmarking.
Desta forma, aprender com a inteligência das outras empresas reforça todas as áreas de atuação da organização permitindo o seu aperfeiçoamento.
Dando um pouco mais de profundidade dentro das atividades previstas no benchmarking, há a fase de análise, cujos resultados são cruciais para o êxito de todo o processo. E, como a base deste trabalho é a comparação, torna-se primordial a definição do processo de análise.
Sendo assim, o processo de análise deve fornecer informações claras e relevantes, sob pena de não agregar novos horizontes à organização.
Portanto, para oferecer um conjunto de dados valiosos, a metodologia da Engenharia e Análise do Valor, concebida por Lawrence D. Milles, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e que se mostra, até nos dias atuais, uma das metodologias mais eficazes e eficientes, pois, concentrar-se em identificar e analisar os custos desnecessários no cumprimento das funções desempenhadas por qualquer produto ou serviço.
Neste sentido, quando o foco está voltado para os componentes e sistemas automotivos, algumas considerações são necessárias para o sucesso da metodologia.
Portanto, considere que:
1) Para analisar as suas funcionalidades devemos ter uma equipe multifuncional de especialistas para estes componentes e sistemas veiculares.
2) Cada componente ou sistema veicular exige conhecimento especializado e específico de acordo com o objeto em análise.
3) O conjunto de conhecimento deve ter especialistas de engenharia automotiva, processos de fabricação, formação de custos, supply chain, entres outras especialidades relevantes para sua avaliação.
4) Todo trabalho dever estar estruturado em fases distintas e, cujo sequenciamento disciplinado é uma das bases para o alcance dos melhores resultados.
5) É primordial estar atento ao levantamento preciso do escopo, escolha de equipe adequada, documentação completa e análises de resultados que sejam profundas e relevantes.
Diante do exposto, podemos concluir que focando em todos estes detalhes é possível afirmar que um processo de Benchmarking baseado na metodologia da Engenharia e Análise do Valor (EAV), possui potencial elevado em termos de produção de conhecimento sobre produtos e serviços, permitindo às organizações que o adotam, alcançarem elevados patamares de produtividade e competitividade, fruto de sua disposição e capacidade de aprendizagem.
Rui Fett da Conceição é técnico em mecânica pela CEET Paula Souza, graduado em Administração Financeira, pela Universidade Metodista, com especialização em Gerenciamento de Projetos pela FIA-USP. Possui 40 anos de atuação na indústria (fundição, estamparia e automobilística): foi professor na rede Paula Souza (ETE Jorge Street) e atuou por 32 anos na área de Engenharia e Análise do Valor na Mercedes-Benz do Brasil. Representou a planta brasileira no grupo de trabalho de Global Benchmarking da Daimler Trucks. Atualmente, é membro da diretoria da ABEAV (Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor) e ministra palestras e consultorias sobre EAV, custos, benchmarking de produtos e gerenciamento de projetos.