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Desafios Operacionais

Problemas de campo – Produto

Idealmente, produtos liberados na produção não apresentam problemas durante o uso. Infelizmente existem exceções e essas são comumente chamadas de problemas de campo. No caso de montadoras de veículos, esses problemas de campo que envolvem custos de garantia ( se o problema ocorre ainda no período da garantia) requerem pronta resposta de pessoal treinado, competente e disponível. Além dos custos, os problemas de campo, provocam uma deterioração da imagem do produto e do fabricante e muitas vezes batalhas judiciais.
A análise rápida e precisa dos problemas de campo é importante para as ações corretivas necessárias, incluindo a previsão de produção de peças/sistemas de reposição e correção na origem do problema de forma a encerrar o ciclo.

Os problemas de campo de dividem em três grandes grupos:

Problemas de projeto/adequação: Quando a peça/sistema falhado atende todas as especificações do projeto e no entanto falham efetivamente (quebra, desgaste, etc.) ou a característica resultante do problema é percebida como falha pelo cliente, porém está como especificado. Esse é o caso comum de alguns tipos de vibração no veículo, tampa traseira amassada por conta do para choques recuado, consumo de combustível, etc.

Problemas de processo de montagem: Algumas vezes, alterações na linha de produção afetam o desempenho de peças/sistemas após a montagem. Em alguns casos a perda de torque de parafusos é causada pelo sequenciamento de aperto. Peças montadas sob tensão podem apresentar fissuras ou quebras que não ocorreriam com a montagem adequada. Entrada de água e poeira por conta de montagem inadequada de selantes, etc.

Problemas de qualidade da peça/sistema: Alterações no processo, na matéria prima, armazenamento, transporte, etc. de peças/sistemas de fornecedores, alteram as características em relação às amostras previamente certificadas e aprovadas.

Em todos os casos, a análise realizada por profissionais com experiência no tema reduz em muito o tempo de solução do problema otimizando os custos com esse processo.
Muitas vezes, o entendimento do problema requer o acompanhamento de veículos de clientes junto às revendas, análise da região de maior incidência, e análise de veículos de produção.

A TEKMA dispõe de profissionais com grande experiência técnica e administrativa na área, com capacidade de minimizar os efeitos desse tipo de ocorrência, tanto em custo quanto na imagem do produto.
Podemos atuar de forma completa (com análise, correção e implementação) ou em partes.
Em blocos, podemos descrever as seguintes atividades:
1- Análise do problema : Análise das peças/sistemas falhados
Verificação In Loco das condições de uso Análise do processo produtivo/distribuição
2- Quantificação das ações corretivas necessárias: Previsão de produção extra de
reposição, distribuição geográfica (regiões com mais falhas).
3- Emissão de boletim técnico para as assistências técnicas com explicação da falha e forma de correção com eficiência.
4- Acompanhamento das correções em campo. 

Autor: Pedro Luiz Ferrador
Engenheiro mecânico com 40 nos de experiência na indústria automobilística em solução de problemas nas áreas técnicas de engenharia e qualidade, atuando na interface com fornecedores e produção para obter soluções com maior brevidade e menor custo.

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