Dando continuidade ao tema Eletromobilidade no Cenário Atual da Indústria Automotiva, discutido no último workshop realizado pela Tekma no dia 14 de março, estamos disponibilizando para consulta a íntegra de cada apresentação dos palestrantes convidados. A Eletromobilidade vem sendo amplamente debatida ultimamente por especialistas no setor, com muitas divergências quanto ao estágio atual do desenvolvimento dos EV´s, tanto no Brasil como no mundo.
A demanda mundial de energia elétrica vem crescendo de maneira muito significativa e para atendê-la será necessário fazer uso eficiente dos recursos naturais, através de fontes de energia renováveis como eólica, solar e biocombustíveis – o que têm ocorrido cada vez mais no Brasil – com o objetivo principal da redução das emissões de CO₂.
Neste debate, discutiu-se a possibilidade da eliminação progressiva dos carros à combustão, com a aceleração de programas de P&D dos eletrificados, como os híbridos convencionais (HEV), os híbridos flex (HEV FLEX), os híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos movidos a bateria (BEV).
Além dos veículos de passeio, também foi apresentado o potencial dos veículos pesados, com a ampliação dos ônibus urbanos elétricos e dos caminhões médios elétricos nas operações logísticas, além da importância das políticas municipais na regulamentação destes modelos, que vem despertando interesse de grandes players internacionais com a chegada da BYD e GWM, demandando respostas rápidas e estratégicas das montadoras já residentes em nosso país.
Outro importante fator debatido foi da infraestrutura de recarga dos EV´s (ainda bem embrionária), considerando apenas os automóveis com conexão com a rede externa (BEV+PHEV) em circulação e o estudo de hubs de recarga em corredores estratégicos.
Programas governamentais como o “Mover” (mobilidade verde e inovação) e “Rota 2030” (descarbonização da mobilidade e logística) devem incentivar o desenvolvimento dos EV´s.
Um alerta muito importante foi feito quanto à utilização de baterias de íons de lítio no estado líquido, requerendo cuidados especiais no uso, no descarte, no abastecimento e na manutenção, considerando os riscos elétricos pelo campo eletromagnético criado. O uso de EPI’s corretos, como luvas e ferramentas isoladas e testadas para 1000V foi bastante evidenciado para aplicação nas oficinas especializadas, devendo-se criar uma área de trabalho adequada, com box de serviço, de preferência próximo à porta de saída, à caixa de primeiros socorros, ao gancho de resgate e ao desfibrilador, cuidados estes essenciais durante os trabalhos de manutenção.